domingo, 4 de janeiro de 2009

3º Encontro de Escolas de Futebol

Decorreu no passado Sábado, 3 de Janeiro de 2009, o 3º Encontro de Escolas e Clubes de Futebol do concelho de Esposende, organizado pela Escola de Futebol da ADE.
Apesar do estado do terreno e das condicões climatéricas não serem as melhores, a organização decidiu pela sua concretização, já que tinha sido adiado de 13 de Dezembro.
Foi uma festa muito bonita, com a participação das Escolas de Futebol do concelho e com alguns dos Clubes que têm emergido pela qualidade e valorização da formação.
Durante a manhã realizaram-se os jogos dos escalões de Minis e Pré-Escolas, com muitas alegria, golos, animação, convívio e fair-play. Este tipo de encontros são muito importantes para o processo evolutivo dos jovens praticantes.
Pena foi que o péssimo estado do terreno tenha impossibilitado a realização dos jogos do escalão de Escolas, previsto para o período da tarde. Ficará para uma próxima oportunidade.
Neste tipo de iniciativas os resultados são secundários, no entanto é justo destacar as excelentes prestações das equipas da Escola de Futebol da ADE, que mais uma vez deram mostras de enorme qualidade e entrega ao jogo.
Agradecemos a participação das formações das Escolas de Futebol "O Fintas" e "Galácticos/ CFFão" e ainda dos clubes Gandra FC, DR Estrelas de Faro, AD Fonte Boa e CSJ Belinho.

2 comentários:

Jorge Vale disse...

O único aspecto negativo do encontro foi sem duvida o mau estado do terreno de jogo, os atletas saíram do campo completamento enlameados.
Nota-se na maior parte do campo falhas de relva, o tapete, se é que podemos chamar já se encontra numa fase bastante desgastado. Mesmo com o tempo seco notam-se essas falhas. A origem deste problema, para além do mau tempo, prende-se também com a demasiada sobrecarga que o relvado suporta com a intervenção de todos os escalões de futebol da A.D.E.

Dada a grande quantidade de atletas que constitui a Academia da Escola da A.D.E e com a propaganda efusiva que a mesma promove para angariar mais inscrições, se calhar é tempo de pensar em estudar numa solução no sentido de construir infra-estruturas só para as Escolas. Penso que a construção de novos balneários não é suficiente, será necessário pensar também em construir um recinto de jogo com relva natural ou sintética.

É ver o exemplo das Escolas de futebol: Bragafut, Os Ronaldinhos, Os Galácticos….

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge:
Tens toda a razão. A parte menos positiva foi mesmo o terreno de jogo. Mas também temos de ter a noção que estamos a passar a fase mais complicada do ano em termos de chuva e frio, elementos prejudiciais à relva e ao seu desenvolvimento. A verdade é uma, neste momento apenas utiliza o relavdo, a equipa sénior (poucas vezes) e os escalões da Escola de Futebol (sempre). O problema dos relvados sintécticos é o custo. Um relvado sintéctico custo entre 400.000 e 500.000 euros. São custos incomportáveis para nós. As Escolas e Academias que referes vivem do lucro e foram largamente apoiadas.