terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Dragon Dream Norte

No dia 1 de Fevereiro - Domingo, o Futebol Clube do Porto no âmbito do seu projecto "Dragon Dream" desenvolveu mais uma actividade de observação. Esta iniciativa teve lugar no Centro Desportivo de Fão e estiveram presentes os melhores Atletas nascidos em 1996, 1997, 1998, 1999, 2000 e 2001 dos distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco.
Tal como tem sucedido ultimamente, também desta vez a Escola de Futebol da AD Esposende esteve representada com 3 Atletas - nascidos em 2000 (Nuno e Diego) e 1997 (Nate).
Estes Atletas, que foram acompanhados pelos Pais e pelo Coordenador da Escola de Futebol da ADE, tiveram excelentes prestações e deram uma boa imagem do trabalho que com eles tem sido desenvolvido.
Damos ainda os Parabéns ao FC Marinhas (4 atletas), CFFão/Galácticos (2 atletas) e "Fintas" (1 atleta) pela chamada de alguns dos seus valores e esta jornada de observação. Mostra o bom trabalho que estas Escolas de Formação têm feito em prol das crianças do concelho.

3 comentários:

Jorge Vale disse...

Fico impressionado com este movimento por parte das grandes equipas, na prospecção e na descoberta de talentos no futebol.
Mas afinal o que pretendem eles? Pegar nesses talentos e leva-los para as suas academias? Contribuir para a formação desportiva de jogadores de qualidade para integrar as suas equipas de competição?
Acho que são demasiados novos para estas andanças, o futebol nesta fase é mais um complemento para a formação e o crescimento destas crianças.
Os clubes como o Porto, Benfica, Sporting, etc., assentam-se nestas crianças com o pensamento que poderão ganhar muito dinheiro futuramente.
Esta prisão não trás nada de benéfico para estes jovens que estão a crescer, muito pelo contrário, fazem-nos viver no mundo da pressão.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge:
Concordo perfeitamente contigo. Isto surgiu por 3 motivos:
1º A competição nestes clubes começa cada vez mais cedo e eles querem ter os melhores e ganhar sempre.
2º O surgimento dos Scoutings que são os famosos olheiros que andam ansiosos por descobrir talentos.
3º Alteração da legislação e regime de transferências. Agora, até aos 13 anos os Atletas são livres. A partir dessa idade já existe um compromisso formal com os clubes. Por isso há que captá-los quanto antes.
Da nossa parte, temos tido esse cuidado.
Neste momento, os Atletas da ADE que foram seleccionados ainda não o sabem. Vão saber apenas 1 ou 2 dias antes.
Têm ido treinar mas sem prejudicar a escola.
Também não queremos "cortar as pernas a ningém".
Mas temos fundamentalmente a obrigação de os proteger, amparar e ajudar. É isso que tentamos fazer.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Fiquei impressionado com a capacidade de mobilização do FCP. Estive com responsáveis de clubes da Guarda, Bragança, Castelo Branco e Viseu. Fizeram centenas de Km para trazer os seus atletas. Foi possível verificar que existe muita qualidade por esse país fora, mas deu também para perceber que os valores que têm despontado no concelho de Esposende e que estiveram presentes, são igualmemente portadores de excelentes atributos. Parabéns a Todos!