domingo, 4 de janeiro de 2009

Campeonato Concelhio - Jornada 3

A 3ª jornada do Campeonato Concelhio realizou-se no bonito e bem tratado campo de jogos António Correia de Oliveira em Antas.
Os jogos disputaram-se na manhã gelada do dia 11 de Janeiro de 2009 e prolongou-se pela tarde nos escalões de Escolas e Infantis.
As equipas da Escola de Futebol da AD Esposende obtiveram os seguintes resultados:

Pré-Escolas
AD Esposende B 2 x CF Fão/Galácticos X 2
Comentário: Com este resultado a equipa da ADE mantém a 1ª posição do grupo, num jogo muito bem disputado e equilibrado. A falta do habitual GR tirou equilíbrio à equipa.
AD Esposende A 4 x Antas FC 5
Comentário: A ADE A averbou a sua 1ª derrota, num jogo que primou pela oferta de golos à equipa adversária e pelo desperdício na hora da finalização. Boa qualidade de jogo. Equipa em crescimento e grande evolução.
Escolas
AD Esposende 1 x EF "Fintas" 5
Comentário: Apesar do resultado desfavorável, a ADE fez um excelente jogo, com grande entrega, luta e determinação. 90% dos Atletas são de 1º ano, pelo que quando defrontamos equipas mais fortes nota-se a diferença. Força Rapazes!
Infantis
AD Esposende 6 x FC Marinhas B 2
Comentário: A equipa da ADE cimentou a sua posição com uma boa exibição e um bom resultado. Tal como a equipa de Escolas, também a de Infantis é quase toda de 1º ano o que valoriza ainda mais as suas prestações.

A próxima jornada realiza-se no dia 25 de Janeiro no campo da Fonte em Gandra.

16 comentários:

Jorge Vale disse...

Questiono-me, se valeu a pena sacrificar o meu atleta em tira-lo do quentinho do lar, só para jogar aproximadamente 7 minutos numa manhã fria!!!
Enfim, vira o disco e toca-se do mesmo…

Já agora, desculpem a minha ignorância, “GR” significa o quê??

Unknown disse...

Amigo Jorge e outros pais que pensam o mesmo:
Vale sempre a pena proporcionar aos nossos filhos situações que promovam o seu crescimento enquanto homens. É verdade que a manhã estava fria, o terreno parecia pedra e era dificil tocar na bola. Mas são estes jovens, com este espírito de sacrifício que amanhã serão grandes homens e não aqueles que preferiram ficar a dormir.
Quanto ao tempo de jogo volto a referir o mesmo: com tantos atletas é difícil gerir o tempo de jogo, principalmente em jogos equilibrados. Uma coisa é certa: estamos cá para proporcionar a melhor formação possível e isso será feito de diversas formas e com a vossa compreensão e colaboração. As soluções procuram-se, encontram-se e ajustam-se. É para isso que cá estamos: falar, trocar ideias e agir. Os pais são os que melhor conhecem os filhos, as suas motivações e interesses. Devem transmitir isso para que possamos ir de encontro ao que esperam de nós.
Quanto à questão do GR, não é ignorância nenhuma. Se me falarem em coisas específicas das vossas profissões eu também não sei o que é. GR é Gurda Redes. O nosso eterno problema. Nem o facto de termos um excelente Técnico e apostarmos na formação deste posto específico tem despontado interesse nas crianças. Todos querem ser como o Cristiano Ronaldo...

Unknown disse...

Caros Pais:
Já agora só mais uma coisa: peço que neste espaço não queiram tratar de assuntos pessoais e específicos dos Vosso filhos. Essse assuntos são para falar com o Coordenador. O Coordenador Técnico - Rui Pereira, assume todas as decisões tomadas pelos Técnicos que coordena. Para isso são feitas reuniões períodicas onde os assuntos são debatidos. Todos sabem, conhecem e assimilaram os nossos objectivos para cada escalão. Cada escalão tem objectivos diferentes. Agimos de acordo com o estabelecido, às vezes tomando as opções que não são as melhores, mas aquelas que no momento consideramos as adequadas.

Unknown disse...

Caros pais:
Ainda mais uma coisa: Neste Blog, que pretendemos seja um espaço de debate e comentário, decidi colocar uma visão pessoal de cada jogo do concelhio. Aliás, deve ter sido boa ideia pois outros o fizeram também. Mas como as boas ideias são para ser partilhadas nós também fazemos o mesmo...
Comentem esse resumo, critiquem a visão, promovam o debate, falem da equipa, etc, etc, etc...

Cristina disse...

É pena que só este pai se preocupe com as prestações do seu filho.Deviam falar mais pais porque os seus filhos só jogam 10m. num jogo de 40m., enquanto outros jogam no minimo 30m.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Exma Senhora Cristina:
Agradeço a sua procupação pelo tempo de jogo dos filhos dos outros...
Como não falo dos outros, apenas digo o seguinte: temos 15 atletas inscritos nessa equipa. Convocamos todos para os jogos e raramente temos menos de 12/13 atletas para jogarem apenas 5. Depois temos critérios: quem treina tem de jogar mais tempo do que quem não treina. É para isso que serve o treino. Ou não?
Obrigado pela participação no debate de ideias, mas é muito feio incitar à revolta dos pais... Ou o que é preocupação? Como se demonstra? O que se pretende?
Rui Pereira - Coordenador Técnico

Cristina disse...

Exmo.Sr.Rui Pereira
Este blog é de livre acesso e qualquer pessoa pode aceder a ele.Na minha opinião o Rui tem feito um excelente trabalho na ADE, um trabalho sério e sempre a progredir mas acho que o Rui não encara alguma critica de uma forma construtiva.Tem de saber ouvir as opiniões sejam elas boas ou menos boas...

Unknown disse...

Exma Senhora Cristina:
Agradeço as palavras elogiosas que dirigiu.
Quanto à aceitação das criticas, quero dizer-lhe o seguinte: Aceito, medito e passo à acção. É sempre isso que faço em termos profissionais.
Com o devido respeito, a quli que fez não foi uma crítica, mas antes um incitamento. Foi contra isso que me coloquei.
Críticas construtivas? Venham elas...

Jorge Vale disse...

Quanto ao assunto relacionado com o tempo de jogo delegado a cada atleta, acho que não vou alongar mais, porque parece-me que este tema está a cair numa discussão do tipo o “sexo dos anjos”, mas de qualquer das maneiras e convicto de que não há qualquer problema em retirar do âmbito de ser discutido particularmente com o Coordenador, gostaria de fazer os seguintes reparos:

- Se a memória não me falha e se recuarmos aos temas discutidos em tempos atrás, ficou estabelecido como procedimento interno da Coordenação da Escola da ADE, que para os jogos do concelhio desta época, iriam ser seleccionados os atletas por convocatória, alternando-os entre eles, ou seja, os que jogavam numa jornada, folgavam na próxima para dar oportunidade a outros e assim sucessivamente, ou então a ADE iria realizar jogos ao sábado com outras instituições para os menos utilizados, tarefa que não deve ser muito fácil. Só que, até agora foram sempre seleccionados os mesmos 15 atletas, depois;

- Foi dito também que só iriam ser convocados no máximo 10/12 atletas, no entanto continuou-se a seleccionar 15, como alguns faltam, aparecem 10/12, foi o que aconteceu nesta ultima jornada que segundo as minhas contas compareceram 10 atletas, mas mesmo assim, presenciamos a uma grande desigualdade no que respeita ao tempo de jogo entre eles, o que na minha opinião não há nada que possa justificar estas diferenças abismais, na medida em que estão no mesmo patamar para serem os tais “Homens de amanhã” e não se aperceberem que estão a ser diferenciados em “Homens pequenos” e “Homens grandes” já que têm os mesmos direitos.

- Quanto ao critério: quem treina tem de jogar mais tempo, parece-me razoável e concordo perfeitamente, mas confesso que fico algo espantado pela incoerência, pois se olharmos ao grupo de atletas que tem aparecido nos jogos (ADE B), verifica-se que são atletas assíduos e com mais ou menos o mesmo tempo de treino entre eles. Então se este critério é determinante, qual a razão de uns jogarem 7 minutos e outros 30 a 40 minutos?

Já aqui, também se falou muito nas diferenças entre a Escola ADE e as outras Instituições, onde a nossa academia se destaca pelas suas actividades e alguns aspectos de formação, mas particularizando, atrevia-me relatar um aspecto que observei no ultimo jogo do Concelhio, quando a ADE fez a 1.ª substituição, já a equipa adversária tinha feito 3 substituições e uma delas foi o seu jogador mais influente. Não quero de maneira nenhuma superiorizar o adversário mas é de realçar a coragem e o tempo de jogo que o mesmo proporcionou aos seus atletas incutindo uma formação no embate real.

Para finalizar, caro Coordenador e demais responsáveis, assumem de uma vez por todas o vosso objectivo, está mais que claro e á vista de toda a gente, que a equipa B das pré escolas, foi escalonada para tentar vencer o Concelhio e que nos jogos ditos mais equilibrados só os notáveis é que têm maior tempo de antena., no entanto muito ATENÇÃO, não quer dizer que alguns deles em determinados momentos do jogo sejam os melhores!!!

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge Vale:
Antes de mais o meu agradecimento pelo contributo que tens dado à discussão dos temas do blog. Tenho dado grande atenção e medito naquilo que dizes. Questionar o tempo de jogo não é "o sexo dos anjos" mas algo que é da responsabilidade dos técnicos e como tal não é sequer discutível. Quando os técnicos não puderem gerir o tempo de jogo, as substituições, as posições dos Atletas, estão lá a fazer o quê?
Mas, mais uma vez, e gostaria que fosse a última, vou dizer o seguinte:
1º - Como temos 15 Attletas numa e 18 noutra equipa de pré-escolas. Decidimos e comunicamos que iriamos rodar os Atletas pelos jogos. Ainda não o fizemos por não ter havido necessidade, pois por doença, faltas prolongadas aos treinos, impossibilidades pessoais, sempre convocamos todos os Atletas. Quando tivermos necessidade vamos fazê-lo tal como combinado.
2ºTempo de jogo, como disse não discuto. Assumo como sempre o fiz, a responsabilidade pelos actos dos restantes 7 Técnicos da Escola de Futebol, que têm uma boa formação pedagógica.
3º Comparações com outros Clubes, Associações e Escolas não faço. Apenas digo o seguinte: Há 2 anos atrás não perdiamos nenhum jogo por menos de 10 a 0. Hoje damos luta. Isso não se consegue da noite para o dia. Dá muito trabalho. É precisa muita dedicação e entrega. Se não quiserem valorizar isso, tudo bem...
4º Quanto aos Objectivos de cada escalão, não tenho problema nenhum em assumir. Queremos ganhar em Pré-Escolas, Escolas e Infantis. Alguém não quer?
5º Para finalizar: em todo o lado existem aspectos que agradam mais e menos aos pais. Também temos os nossos problemas para resolver. É para isso que cá estamos: Ver, Analizar, Pensar e Agir. Como sempre é isso que vamos fazer, com a colaboração, compreensão e contributo dos pais.
Rui Pereira - Coordenador EF ADE

Jorge Vale disse...

Se o “tempo de jogo” é um assunto somente da responsabilidade dos técnicos, sem direito a discussão, pergunto: qual é a verdadeira função da Escola de Futebol da ADE!!?? Onde está o sentido da verdadeira formação pedagógica que vocês tanto falam, quando impõem obstáculos á participação igual dos meninos nos jogos mais personalizados?
A ADE como escola não é igual às equipas que competem em competições mais a sério onde os seus jogadores são previamente seleccionados, fruto das suas aptidões futebolísticas.
Qualquer pai pode inscrever na Escola de Futebol o seu educando sem qualquer requisito de admissão, desde que pague e não tenha qualquer problema de saúde, julgo eu,
A obsessão pela vitória não deve ser o mais importante, numa instituição como esta, sem duvida que é bom ganhar e não perder por margens grandes, mas o mais importante é que os formadores devem trabalhar no caminho da evolução positiva, ensinando os “alunos” de futebol as técnicas da modalidade e dar-lhes as mesmas oportunidades em desfrutar a prática da modalidade em todos os cenários possíveis.
Por isso não concordo com essa postura fechada, porque desvirtua a função e o campo de acção de uma Instituição que se intitula por Escola.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Amigo e Encarregado de Educação Jorge Vale:
Tinha assumido para mim mesmo que não falava mais sobre o assunto.
Mas como se levantam princípios de acção, eu, mais uma vez vou reagir.
Se há Instituições que sempre ouvem os pais em tudo o que fazem, tenho consciência que a Escola de Futebol da AD Esposende é uma delas. Ou estou enganado?
O que as pessoas têm que respeitar é que há, felizmente, Hierarquias e Competências.
Os alunos/atletas têm de sentir isso e os pais têm de respeitar.
O que seria das Escolas se fossem os pais a decidir se o filho tinha de ir 2 ou 3 vezes ao quadro por aula, se tinha de fazer 3 testes, se se sentava à frente ou atrás da sala, etc, etc, etc.
No Regulamento de Funcionamento da EF ADE, distribuido a todos em Setembro, estão os direitos dos Atletas. Aconselho a sua leitura.
Os Técnicos são para treinar e tomar decisões e estão ali TODOS pelo melhor dos Vossos Filhos. Se alguém tiver dúvidas disto é melhor mudar de Escola...

Jorge Vale disse...

“O que seria das Escolas se fossem os pais a decidir se o filho tinha de ir 2 ou 3 vezes ao quadro por aula, se tinha de fazer 3 testes, se sentava à frente ou atrás da sala, etc, etc, etc.” Por amor de Deus!!!, não tem nada a ver uma coisa com a outra!!!!.

Como existe aqui uma tremenda dificuldade na compreensão das mensagens por ambas as partes, que conduz a meu ver a uma mistura de “alhos com bugalhos”, sinto que cometi um erro em alongar no tema, pela única razão e como já o tinha dito, não passa de uma “discussão do sexo dos anjos”

Quanto à sugerida proposta, de mudar de Escola, é sempre uma solução a pensar….mesmo não dependendo de mim…

Por isso pode estar descansado que não tocarei mais no assunto, aliás já estou cansado de ser eu o único a falar no “Blog” sobre este tema. Que fique pelos bastidores…….

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge,
Sinceramente acho que sim, que cometeu um erro em alongar um tema que já foi debatido pessoalmente e tentou encontrar-se uma solução que julgamos a mais correcta para o Atleta. É essa a minha obrigação enquanto Coordenador: O bem de TODOS os Atletas.
Não existe confusão nenhuma: eu sei muito bem e o Jorge também sabe o que pretende: O MELHOR PARA O ATLETA.
Atenção que a sugestão de mudança de Escola foi referida apenas e só, se duvida que "queremos o melhor para TODOS os Atletas". Isso não admito que seja sequer colocado em causa.
Faço sacrifícios da minha vida pessoal e familiar para o melhor daquelas 100 crianças que temos. Como cidadão de Esposende e Formador sinto essa obrigação. Não posso aceitar que se levantem situações de inverdades como "posturas fechadas", "obcessão pela vitória" ou "jogos de bastidores".
Não somos assim.... E por aqui me fico.

Jorge Vale disse...

Para finalizar:

1.º - Para que nos entendemos de uma vez por todas, eu nunca pus em causa a vossa credibilidade e a vossa boa intenção quanto ao “o que é melhor para todos os atletas”, repito, não misture “alhos com bugalhos”
2.º - O tal “erro” cometido, foi por ter tocado num assunto em que não nos leva a lado nenhum por mais que se fale nele;
3.º - A solução adoptada fruto da tal conversa pessoal, não diria que foi a ideal, mas antes, a que melhor se encaixou na actual estrutura técnica apontada para esta época escolar.
4.º - Quando me referi aos bastidores estava-me a referir à parte dos encarregados de educação e não à parte técnica.



Agora será que me vai responder uma coisa do género “quem não está bem põem-se…”!!!!!

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Agora, Caro Jorge, não vou responder mais nada.
Apenas esclarecer duas coisas:
1º a solução enconrada para o Atleta não se prende com a "actual estrutura técnica" mas antes um reajustamento pontual das equipas, de forma a permitir uma maior utilização de alguns miúdos.
Digamos que é o nosso "mercado de Inverno"
2º Os bastidores de que falas são desadequados e injustos para quem está sempre à Vossa inteira disposição.
Abraço "Primo" Jorge...