segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Campeonato Concelhio - Jornada 1

Realizou-se no dia 23 de Novembro - Domingo, no Estádio Municipal Padre Sá Pereira em Esposende, a 1ª jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, organizado pela CM Esposende e Esposende 2000 EEM.
É justo que se refira o aumento da qualidade do evento, quer em termos de apresentação e logística, quer também no que se refere a aspectos organizativos.
A Escola de Futebol da ADE vai na época 2008.2009 fazer-se representar por 4 equipas: 2 Pré-Escolas, 1 Escolas e 1 Infantis.
Atendendo ao n.º de Atletas, gostaríamos de ter mais 1 equipa de Pré-Escolas, mas o Regulamento da Competição não o permite, o que faz com que tenhamos de "rodar" os Atletas que vão para cada jornada.
Nesta 1ª jornada, as equipas da EF AD Esposende demonstraram mais uma vez o seu processo evolutivo, vencendo 3 das 4 partidas disputadas. Além dos resultados, que para nós são secundários, o mais gratificante é ver a evolução na qualidade de jogo patenteada. Temos a noção de que alguns atletas, que só agora iniciaram a prática, estão ainda muito "verdes", mas com trabalho, dedicação e treino os objectivos vão ser alcançados.
Resultados das equipas da AD Esposende:
Pré-Escolas:
ADE "A" - 1 x Galácticos CF Fão - 1
ADE "B" - 5 x CSJ Belinho - 1
Escolas
ADE - 6 x Gandra FC - 1
Infantis
ADE - 3 x Criaz - 0

A 2ª Jornada realiza-se no dia 7 de Dezembro em Forjães. Logo que possível daremos informação sobre os horários dos jogos.

6 comentários:

Jorge Vale disse...

Quero felicitar primeiramente todos os escalões da ADE pela sua entrada positiva no concelhio, a boa organização que serviu de base á realização dos jogos, prevendo assim um torneio de grande qualidade e interesse para o concelho.

É de salientar a grande inovação deste concelhio, que consistiu sobretudo na inclusão de árbitros externos ás equipas e vestidos com “rigor” (neutros espero eu!), fazendo com que os jovens atletas possam viver uma realidade mais próxima de um jogo de competição obedecendo ás regras do jogo e terem uma maior postura e respeito tanto pelo arbitro como pelos seus adversários.

Relativamente á contribuição dos jogadores no jogo, penso que os mesmos não tiveram uma igualdade de tratamento em termos de minutos jogados, ou seja houveram alguns atletas que mal “aqueceram” no jogo em comparação com outros que tiveram direito a mais tempo. Até se chegou ao cúmulo de um jogador sair e entrar novamente na próxima substituição, havendo jogadores no banco que ainda não tinham participado no jogo. Acredito que esta gestão não seja fácil, e ainda por mais com 12 atletas, mas penso que não é justo haver grandes desigualdades em termos de tempo de participação e é necessário que os Sr.ºs Treinadores tenham mais atenção a esse aspecto.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge,
Relativamente à organização é sem dúvida um factor muito positivo do "Concelhio".
Quanto à igualdade de tratamento, não pode nunca ser colocada em causa, sob pena de estarmos a acusar os Treinadores de maus "Profissionais". Os nossos Técnicos para além de Treinadores são também Professores e Formadores e têm bem presente o factor da igualdade de oportunidades. Aliás, para que se saiba, na semana passada tivemos um reunião de Técnicos em que todos estes problemas foram debatidos. É verdade que alguns Atletas jogaram pouco tempo e outros jogaram mais, mas isso é algo de normal no Desporto. Cabe-nos a nós encontrar soluções. Para a equipa "A" pela qual sou responsável Técnico não levei para o jogo TODOS os Atletas inscritos pois acho que ainda não estão preparados para jogar. Têm de treinar muito e jogar outros jogos antes de competir aquele nível. A equipa"B" é a nossa equipa "mais forte" e tivemos em conta o facto de alguns Atletas se deslocarem juntos para treinos e jogos. Não levamos 12 jogadores, levamos 15. Não é possível em jogos de 40 minutos, colocar 15 jogadores a jogar o tempo suficiente que permita consolidar uma forma de jogar. Por isso na próxima jornada vamos levar apenas 10/12 jogadores. Os restantes vão ter jogo no Sábado. Continuamos a contar com a colaboração dos pais. Somos uma Escola de Formação e diferentes de muitos outros, mas olhem um pouco para o lado e vejam a diferença de tratamento dos "NOSSOS" em comparação com os outros.

Anônimo disse...

Queria felicitar a ADE e todos os seus escalões pela sua entrada fabulosa no concelhio. Nao querendo ser injusto com nenhum dos miúdos, acho que alguns deles jogam muito bem ( ou tiveram sorte naquele jogo ).Parabéns a todos

Jorge Vale disse...

Caro Rui e demais Responsáveis;

Quando me referi à “igualdade de tratamento”, nunca foi a minha intenção de fazer qualquer “ataque” e muito menos acusar os Treinadores de maus “Profissionais” pondo em causa a sua formação no que respeita à imposição da igualdade. A minha intervenção teve unicamente o objectivo de fazer ver que houve atletas que jogaram muito menos tempo do que outros, somente isso, nada mais.
De qualquer das formas poderei admitir que o termo “igualdade de tratamento”, não foi o melhor para expressar a minha opinião, pelo facto e conforme o sucedido, de ter conduzido a um mal entendido, onde desde já peço as minhas sinceras desculpas.

Também nunca pus em causa o facto dos atletas não terem sido todos seleccionados para os respectivos jogos, por imposição do Regulamento do Concelhio que não o permite, onde desde inicio acarretei com compreensão.

Admiti na minha anterior intervenção, que não deve ser muito fácil gerir o tempo de jogo em 40 minutos para 12/15 jogadores, no entanto, não posso concordar que se considere perfeitamente “normal no Desporto” haver meninos a entrar no jogo somente na parte final (como aconteceu) ou então conforme já relatei haver um jogador que sai e entra de seguida, uma vez que haviam jogadores ainda por participar no jogo, para não falar de outro aspecto que não queria abordar aqui no fórum, deixo que outras pessoas o façam.

Para mim, não é necessário pedir para reparar nas outras equipas, porque já tinha verificado em vários jogos de intercâmbios escolares e do concelhio da época anterior que as mesmas, não servem de exemplo no que concerne à igualdade de oportunidades.
Embora possa dar a entender o contrário, sempre achei que a ADE é única e diferente das outras escolas, pelo seu bom programa de actividades e lazer que proporciona aos seus atletas, e também já agora, é a única ou das únicas a rodar os seus jogadores em jogos, nem que não seja para jogar 1 ou 2 minutos.

Como pai estou aqui para colaborar e não para destoar;

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge,
Compreendi perfeitamente o comentário e admiro a tua postura e a de outros enquanto pais e acompanhantes das nossas crianças. Todos temos a melhorar, Atletas, Técnicos e Dirigentes. Estamos cá para isso com o vosso apoio, colaboração e compreensão. Tudo faremos para dotar os nossos Atletas das melhores qualidades e capacidades para abordar os jogos.
Quando disse que é "Normal no Desporto" uns jogarem mais do que outros, é um facto. Eles devem perceber isso, mas não devem sentir muito isso. O problema é que estamos limitados, mas como sempre disse o "Concelhio" é mais uma competição e teremos outras ao longo do ano, para que todos possam aprender "jogando".
Continuem a perticipar neste fantástico "Fórum" e não tenham receio de abordar todos os temas. Prefiro que o façam, do que guardem apenas para vós. Continuem e grande abraço!!!

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Carlos,
É verdade que a maioria dos Atletas esteve muito bem nos jogos realizados. O que mais me agrada enquanto responsável, é a sua evolução e não os resultados. Avizinham-se jogos com maior exigência, mas estamos cá para tentar dar uma boa resposta, o que não quer dizer: bons resultados, mas sim uma boa aplicação, disciplina e organização. Isso é que é o fundamental. O resto aparecerá naturalmente.