sexta-feira, 27 de março de 2009

Visita a Rio Maior

Os dias 8 e 9 de Abril foram sem qualquer dúvida, dos mais fantásticos e preenchidos para a meia centena de Atletas participantes nas actividades realizadas em Rio Maior, localidade onde estão implantados dois centros desportivos por excelência: O Centro de Estágio e a Escola Superior de Desporto.
Dia 8 - 4ª feira
Pelas 8.15h partimos à aventura. Chegados a Rio Maior, num espaço verde, amplo e agradável, fizemos um almoço partilhado. Às 14h já estávamos preparados para um treino diferente, que teve lugar no relvado natural do centro de estágio. Treino diferente pois foi ministrado por técnicos da formação do Sporting, Estrela da Amadora e Atlético. Esta actividade foi preparada pelos docentes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, a quem agradecemos toda a disponibilidade e qualidade da intervenção. Os nossos Atletas adoraram... foi fantástico!
Cansados mas motivados, fomos para a Pousada da Juventude em S. Martinho do Porto. Após a distribuição de quartos, em grupos de 6 elementos, preparámo-nos para o Jantar. Daí até à hora do recolher houve ainda tempo para umas partidas de matraquilhos, jogos lúdicos, televisão e o estreitar de relações entre os participantes, para além das acções da higiene pessoal. Aos poucos as luzes foram-se apagando e os olhos começaram a fechar. O dia tinha sido intenso e o sono foi mais forte do que a ideia de ficar acordado até tarde. Mesmo assim houve alguns resistentes...
Dia 9 - 5ª feira
O dia começou muito cedo. Às 7h já todos estavam acordados! Uma vez vestidos e com o pequeno almoço tomado, partimos para o centro de estágio. Lá fizemos uma visita guiada pelo complexo e conhecemos os locais por onde já passaram os melhores atletas nacionais das diversas modalidades. Convivemos de muito perto com a nossa campeã do triatlo Vanessa Fernandes. É um local excelente para a preparação desportiva!
De seguida realizamos mais um treino, desta vez no relvado sintéctico. Aproveitamos para preparar as equipas para o Torneio do dia seguinte em Paredes de Coura. Após um banho retemperador fomos para a Pousada, onde almoçamos e arrumamos os sacos. Fomos ainda dar um passeio pela famosa baía de S. Martinho do Porto, local fantástico, diga-se de passagem.
Era tempo de regressar a Esposende. A viagem foi feita em grande animação e com muitas histórias para contar...
Foram dois dias extraordinários, em que previligiamos o relacionamento entre os Atletas, a capacidade de organização, a autonomia, a partilha e colaboração e ainda a auto-estima e responsabilidade. Todos estes objectivos foram cumpridos na perfeição.
Aproveitamos para agradecer à Câmara Municipal de Esposende, à Direcção da ADE na pessoa do seu presidente - José Magalhães, que nos acompanhou, aos responsáveis do Centro de Estágio e Escola Superior de Desporto de Rio Maior e ainda aos 5 encarregados de educação que nos ajudaram nas tarefas de organização. A TODOS o nosso Obrigado!

Jorge Vale disse...

Mais um grandioso momento, este, que marcou a vida dos nossos atletas, proporcionando-lhes uma formação de alto nível o que não deixa de ser engraçado e muito interessante para crianças destas idades.

Estas puderam conhecer um local de alta competição, onde treinam os melhores atletas de várias modalidades do nosso pais e onde se formam Professores de Educação Física, iguais aos seus “Mestres” que os orientam nos treinos, intercâmbios e nas várias actividades.

Foram dois dias muito valiosos para todos os atletas da nossa Academia, incutindo neles grande sentido de responsabilidade, para se tornarem grandes Homens do futuro.

Se calhar este Centro de Estágio, era um local ideal para alguém que eu cá conheço, poder “reciclar” os seus conhecimentos meios obsoletos!

Um grande bem-haja à Academia da ADE pela realização deste evento, que deixou muito feliz o meu atleta.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge,
Aquilo que posso dizer é que foram 2 dias fantásticos. Os miúdos mostraram uma maturidade extraordinária. Estes momentos são bons pois eles mostram muita da sua parsonalidade que ao longo do ano anda meio escondida. Tenho a certeza que a partir desta actividade, estão mais autónomos, responsáveis e maduros, para além de conhecerem dois locais de eleição em termos de preparação de atletas de alto rendimento.
Espero que um dia, alguns destes Atletas possam utilizar aqueles espaços com Atleta de Elite.

Anônimo disse...

A Academia de Futebol Os Galácticos - Clube de Futebol de Fão, sublinha e constata o que por mensagem escrita ao seu coordenador Rui Pereira desejou, uma excelente visita formativa.
Ficamos felizes por a Vossa instituição ter proporcionado mais um iniciativa deste porte, e esta visita de estudo em particular, pois como conhecedor deste espaço, (pois no ano transacto tive a oportunidade de "viver" durante três semanas no Centro de Estágios de Rio Maior, a quando do Nivel UEFA Advanced, curso que contriuiu mais um pouco da minha formação continua) posso reiterar o que o Rui Pereira afirmou, quando por palavras descreveu as mágnificas condições deste espaço.
Parabéns e continuem.
Com os melhores cumprimentos e saudações desportivas.
Rui Vasquinho

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Rui Vasquinho,

Tal como o fiz aquando da SMS enviada, também agora agradeço as palavras dirigidas relativamente às felicitações pela concretização da actividade.