segunda-feira, 13 de abril de 2009

Campeonato Concelhio de Futebol Infantil

A 9ª jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, teve lugar no dia 19 de Abril - Domingo, no Parque Desportivo de Palmeira de Faro.
As equipas da Escola de Futebol da AD Esposende, participaram nos encontros dos diversos escalões e obtiveram os seguintes resultados:

Pré-Escolas
AD Esposende "B" - 14 x EF Fintas "A" - 1
Resumo: Tal como esperado o jogo foi desiquilibrado de princípio a fim. A diferença na capacidade física e na qualidade de jogo foi evidente. O avolumar do resultado serviu para dar mais tempo de jogo aos Atletas que nesta competição não têm tido uma participação tão consistente. Parabéns à ADE por mais esta vitória que cimenta ainda mais a liderança na série e uma palavra de incentivo e ânimo aos Atletas do "Fintas" para que não desanimem.

AD Esposende "A" - 0 x Forjães SC - 3
Resumo: Este foi um dos jogos menos conseguido em termos de qualidade e entrega ao jogo. Os nossos Atletas estiveram apáticos e algo receosos do maior poderio físico adversário. Falharam ainda algumas oportunidades de golo evidente e foram permissivos na defesa. Esta conjugação de factores ditou o resultado final favorável ao Forjães. Resta continuar a caminhada rumo à evolução, aprendizagem e melhoria.

Escolas
AD Esposende - 0 x CFF/Galácticos "X" - 7
Resumo: Fomos para este jogo com 17(!) Atletas e possibilitamos uma participação efectiva de todos eles. É evidente que este factor de política de acção associado ao maior poderio físico e técnico do adversário, levou ao desiquilíbrio no resultado final. Mesmo assim, e apesar do resultado final desfavorável, demos luta em largos períodos do jogo, valorizamos a vitória dos "Galácticos" e dignificamos aquilo que temos feito em termos de ensino. Uma palavra de incentivo aos Atletas da ADE pela entrega e espírito de sacrifício e Parabéns aos "Galáctivos" pela vitória e superioridade evidenciada.

Infantis
AD Esposende - 3 x Antas FC - 2
Resumo: Este foi um jogo que já se previa de difícil, por dois factores: qualidade do adversário e limitação de Atletas disponíveis, uma vez que a equipa federada teve jogo com os "Ceramistas" que terminou às 13 horas. Tivemos de dividir a equipa e assim disputar os dois jogos, ambos com resultados positivos. Apesar desta limitação, a equipa da ADE venceu o jogo e cimentou ainda mais a liderança na série.

Foi pois mais uma jornada de aprendizagem, evolução e formação, em que a EF ADE colocou em acção meia centena de Atletas dos seus quadros, disputando os seus jogos de uma forma respeitadora para com as regras do jogo, árbitro, colegas e adversários.

A próxima jornada, última da fase de grupos, terá lugar no dia 10 de Maio, no Complexo Desportivo de Vila Chã. Logo que possível daremos mais informações.

2 comentários:

Jorge Vale disse...

Denota-se uma quebra de produção na equipa B, no entanto, a equipa reagiu bem ao golo sofrido no inicio do jogo, tendo ao longo da 1 .ª parte desperdiçado 3 oportunidades flagrantes que podia ditar a mudança do marcador. Após isto, a restante 1.ª parte, foi disputada com muito equilíbrio. Na 2.ª, os nossos atletas entraram nervosos, não conseguiram criar perigo na baliza contrária tirando uma ou outra situação. Fica no entanto como bom exemplo, a rotatividade dos atletas da equipa da ADE (independentemente do tempo de jogo), ao contrário da equipa adversária que se apresentou em quase todo o jogo com os mesmos 4 jogadores. Não sei porquê que formações como o Forjães e outras, levam uma carrada de jogadores para somente jogarem 4!!!
Como dei a entender inicialmente, os nossos atletas estão um pouco abaixo daquilo que nos tem brindado em jogos anteriores, provavelmente alguns estarão a manifestar cansaço acumulado da época, não só devido à Escola de futebol, mas também devido às actividades que estes estão sujeitos no dia a dia: Escola, Catequese, etc., etc.. As crianças não são todas iguais, umas aguentam mais do que outras.
Como já tentei esboçar atrás e sabendo que este assunto já foi abordado pelos Coordenadores das principais Academias de Futebol do Concelho, há um aspecto muito importante a ter em quanta na análise destes resultados do Concelhio, é que nesta “competição” temos dois tipos de equipas: as “Escolas de Futebol” e as “Formações da Ocasião”. Ambas possuem claras diferenças tanto na sua estrutura de funcionamento como no objectivo com que se apresentam no Concelhio. As 1.ªs constituem Instituições de aprendizagem com um organigrama bem estruturado, onde privilegiam a formação pedagógica dos seus atletas, não assentando somente no futebol mas também noutras áreas importantes para o crescimento das crianças. No Concelhio impera a filosofia da rotatividade dos atletas seleccionados e é assim que tem que ser!
Já as 2.ªs, representam as ditas “Formações”, pela “Ocasião” do Concelhio juntam uma dúzia de miúdos para jogar futebol, recebem os fundos da Câmara e lá vão eles esgrimir o seu único objectivo: Representar a sua freguesia no campeonato em busca da vitória. É certo que as Academias de futebol também recebem dinheiros camarários e não estou contra o facto dessas freguesias juntar uns miúdos para participar no evento, só que a filosofia destas não são na minha opinião um exemplo de oportunidade e estimulo para crianças em crescimento, nem os jogos são disputados em condições iguais. Tirando como exemplo este jogo, num lado tivemos uma “Formação” constituída pelos 4 melhores jogadores e de outro tivemos uma “Escola de futebol” com jogadores, uns mais desenvolvidos outros menos onde todos tiveram direito a participar no jogo, independentemente do tempo, uns mais outros menos, isso é outro assunto onde na qual já tive a oportunidade de manifestar a minha opinião.

O que importa é que as nossas crianças tenham uma participação activa nestes eventos, onde elas próprias se sinta úteis e com a sua auto-estima em alta.

Um bem-haja a todas as Escolas de Futebol do nosso Concelho para que continuem a formar da melhor forma as nossas crianças

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge,
A quebra da equipa tem a ver com muitos factores. Como sabem, não preparamos a equipa apenas para esta competição. Neste momento estamos a preparar o Torneio "Guimarães Cup 2009" e estamos a treinar Futebol de 7 com os meninos de 2001 e também com os de 2000 temos previligiado esta forma de jogo com vista à participação em outros Torneios. O Concelhio é apenas mais uma etapa da formação que pretendemos e a qual acreditamos ser a melhor para os nossos Atletas. Para além disso tiveram no dia anterior jogos de 60 minutos com o Boavista e alguns miúdos, outras actividades de tarde - inauguração da Escola EB1 de Esposende. Julgo também que se amedrontaram com o maior poderio físico do adversário...
Quanto ao resto, prefiro não comentar... cada um sabe de si. Eu, como Coordenador da Escola de Futebol da ADE sei o caminho que temos vindo e vamos continuar a seguir. Dentro da nossa estrutura estabelecemos Objectivos que vamos perseguir. O Concelhio é visto, como já disse, como mais uma fase de evolução.
Cumprimentos.