A Escola de Futebol da AD Esposende participou no II Torneio da Páscoa do SC Courense - Paredes de Coura. O referido Torneio teve lugar no dia 10 de Abril - Feriado (Sexta Feira Santa).
Estivemos presentes com duas equipas: Escalão A - nascidos em 2000 e 2001 e Escalão B - nascidos em 1998 e 1999 e juntamente com a equipa do escalão A do FC Marinhas demos mostras de ser duas das melhores escolas de formação do concelho de Esposende.
A equipa do escalão A mediu forças com as equipas da AD Barroselas, Boavista FC, FC Marinhas, Ruivanense e Famalicão. Apesar de nos dias anteriores terem participado na visita a Rio Maior, com consequente desgaste físico, esta equipa composta por 12 Atletas teve uma boa participação, alcançando o 3º lugar na série.
A equipa do escalão B, composta por 10 atletas, alcançou o 4º lugar na série, perante as equipas da EF Hernâni Gonçalves, EF Fernando Pires, SC Courense e US Martillac.
Foi pois um Torneio com excelentes equipas e que proporcionou mais uma boa jornada formativa dos nossos Atletas.
5 comentários:
Relativamente e este Torneio, gostaria de dizer o seguinte:
Não obstante de o considerar um bom evento desportivo e formativo para os atletas que participaram, penso que alguns aspectos ficaram a quem das expectativas: Qualidade das arbitragens, Locais para os atletas se equiparem.
Em relação às arbitragens, houve muitas decisões erradas por parte dos jovens vestidos de “Ganga” que não estiveram ao nível dos nossos atletas. Um evento destes, com um grande número de equipas de qualidade e uma delas estrangeira, merecia a presença de árbitros a sério, ou seja federados.
Quanto aos “barracos” colocados ao dispor dos atletas, bem, estes não tinham o mínimo de condições para alojar os jogadores, não havia pavimento, os atletas estavam em contacto com a relva, havia poucos cabides, alguns tiveram que deixar os seus sacos e as suas vestes no chão.
Penso que em futuras edições, a Organização do Torneio terá que melhorar estes aspectos que acabei de enunciar, para o tornar tão bom como o Festival de Musica que se realiza todos os anos nesta bela região minhota.
Em relação à prestação dos nossos atletas, eles foram excelentes, mostraram mais uma vez muita qualidade, apresentaram-se cheios de força mesmo após a visita desgastante a Rio Maior.
Muitos parabéns aos nossos valorosos atletas e ao seu Técnico.
Caro Jorge,
Não posso concordar mais contigo. De facto estes foram aspectos que no final do Torneio mencionei à Organização como a melhorar. Quanto à prestação das nossas equipas, achei que foram ENORMES. Os Pré-Escolas não foram inferiores a nenhuma equipa em termos de jogo. Os jogos de 10 minutos não deixam margem para erro. Os Escolas foram muito desfalcados de alguns Atletas que são a base do equilíbrio. Mas mesmo assim foram muito dignos e tiveram prestações muito interessantes.
Apesar de alguns defenderem o contrário (vamos ver até quando o fazem) acho este tipo de Torneio muito importante para o crescimento dos Atletas e das equipas, para além de lhes darem uma boa "bagagem" competitiva.
Depois dos 2 dias anteriores - Rio Maior, acabamos em grande esta jornada da Páscoa...
Caro amigo Jorge Vale.
Devo lhe dizer que o que V. Exª expões não é qualquer novidade para nós...
Mas certamente não tem conhecimento, e por que é que o havia de ter, que toda a organização e principalmente o suporte financeiro esteve a cargo do clube.
Nenhuma instituição nos ajudou financeiramente, apenas logisticamente, como foi o caso da C.M., que nos disponibilizou os "Barracos" como o senhor refere.
Ap porposito disso solicito que verifique a foto do link:
http://2.bp.blogspot.com/_mXwTNLsKscI/SCgZSFobUZI/AAAAAAAAAew/0lFeLBoF6p8/s1600-h/IMG_7362.JPG
Outras culturas se calhar, é uma foto de um torneio em França em participamos...
Mesmo cá de certo saberá que nem barracos as equipas tem direito, vide Sport Zone e outros do genero...muito menos almoço, por muito fraco que ele tenha sido, mas foi dado com os poucos recursos que temos e com ajuda dos pais...
Quanto às arbritagens meu caro amigo, não podemos apontar nada...por estarem de ganga?...valha-nos Deus, não nos podiamos dar ao luxo de pagar arbritos...e de onde viriam?...só podiam vir da A.F. Viana do Castelo, e aí meu amigo, então fujam, fujam...
Os Jovens vestidos de ganga eram nossos atletas, de uma idade que como deve entender quanto mais tempo estiverem nas instalações melhor, e essa ideia não nos desviamos dela...
Não temos pretenções de igualar o festival não senhor...não temos fins lucrativos, mas sim interesse em propocionar o melhor às nossas crianças...
Bem hajam..
S.C.Courense
Caros Senhores S.C. Courense;
Como vulgar bloguista desta "casa", começava por desejar-lhes as boas vindas a este blog.
Em relação ás observações que proferi anteriormente, quero que fique bem claro, que a minha intenção foi dentro da minha convicção, tentar apresentar uma ideia de melhoria ao vosso Torneio Internacional, que pela qualidade das equipas que constituíram o cartaz, merece todo o meu respeito. Claro que não são obrigados a aceita-las, respeitando a vossa opinião.
Compreendo perfeitamente que a actual conjuntura económica, não permite planear as actividades da forma como desejaria-mos, acredito que a vossa Instituição mergulhados nestas dificuldades fizeram o melhor que puderam em prol do bem-estar dos jovens atletas.
Quando me referi aos “barracos” (como podia ter chamado outra coisa: tendas…) queria dizer que deviam ter qualquer protecção no chão para que os miúdos não estivessem em contacto com o terreno natural e que não havia bancos e cabides suficientes para eles se sentarem e pendurarem as suas roupas. Penso que não era por causa de alguns estrados de madeira ou de outro material, de uns bancos e de mais cabides que a S.C. Courense ou a C.M de Paredes de Coura iam à falência!! Em termos construtivos os barracos são uma boa solução, só faltava o resto.
Quanto às arbitragens, os senhores podem não ter nada a dizer, mas eu digo que foram más, e a nossa Escola de futebol foi prejudicada pelas mesmas, fruto se calhar da inexperiência dos jovens que V.exas nomearam para árbitros. O termo utilizado “árbitros vestidos de ganga”, foi aplicado como forma de contrastar com o que eu acho que se devia fazer num evento desta envergadura, que era a utilização de árbitros vestidos a rigor e com formação para tal, mais uma vez não foi com o intuito de ironizar o acontecimento. Acho que um evento destes merece obrigatoriamente árbitros federados. Nós tivemos à pouco tempo a ilustre visita às nossas instalações, a Escola de Futebol do Benfica e uma das exigências por parte do SLB foi que os jogos tinham que ser arbitrados por árbitros federados. Sem dúvida que a presença destes vai incutir grande responsabilidade e respeito no jogo por parte dos jovens atletas e também são profissionais que sabem da matéria e que nestes jogos não estão sobre a mesma “pressão” dos jogos dos Séniores!!
Quanto á comparação com o Festival de Musica, foi em termos de prestígio, sei que é um fenómeno na vossa vila, obviamente que não interessa para o caso o exercício financeiro em causa. O facto de constituir o vosso torneio um Fenómeno, não quer dizer que vão deixar de zelar pelos interesses das crianças.
Caros senhores, desejo as maiores felicidades para futuros eventos desportivos e que tenham sempre em mente uma atitude dinâmica, com o objectivo de fazer melhor em prol do bem-estar das crianças.
Caros Amigos do SC Courense,
Devo referir que foi com enorme prazer que a Escola de Futebol da AD Esposende participou no Vosso já prestigiado Torneio, apesar de ser apenas a 2ª edição.
Quando o Jorge referiu os "barracos" e os "jovens vestidos de ganga", referiu-os como os aspectos menos positivos e não como algo que marcou o Torneio. Aliás, os espaços de apoio às equipas, estariam ajustados se não tivesse chovido ou se a ADE participasse apenas com uma equipa. Mas tinhamos 22 miúdos para equipar...
Quanto aos árbitros e sabendo das dificuldades para os encontrar e disponíveis para apitar este tipo de encontros, julgo que bastaria algo que identificasse os Vossos Jovens da Formação. Eu pessoalmente defendo muito este princípio: os mais velhoe devem ensinar os mais jovens. Fazemos isso no Campeonato Concelhio.
A Organização está de Parabéns, o Torneio foi excelente do ponto de vista competitivo, o almoço foi agradável e uma boa ideia, o tempo acabou por ajudar, enfim, uma excelente jornada formativa.
Amigos de Paredes de Coura, continuem o Vosso trabalho, com ou sem ajudas, o importante é FAZER...
Abraço a Todos.
Rui Pereira - Coordenador EF ADE
Postar um comentário