segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Torneio de Natal

Realizou-se nos dias 20 e 21 de Dezembro o Torneio de Natal, organizado pela Autarquia e Esposende 2000 EEM.
A Escola de Futebol da ADE foi a grande vencedora do evento ao alcançar o 1º lugar em dois dos três escalões em disputa.
Assim, a equipa de Pré-Escolas venceu na final a equipa dos "Galácticos/CFFão" por 6 - 1 e a equipa de Infantis venceu o Gandra FC por 2-0, através das grandes penalidades. Quanto à equipa de Escolas foi derrotada nos quartos de final por 3-2 através de grandes penalidades com a equipa do Antas FC.
Os resultados obtidos atestam a qualidade dos nossos jovens atletas e o bom trabalho que tem sido desenvolvido, o que nos dá ainda mais alento para continuar o nosso caminho.
Uma última palavra para os pais que foram incansáveis no apoio prestado aos seus filhos e foram sem dúvida um elemento importante no sucesso alcançado.

8 comentários:

Jorge Vale disse...

Congratulo-me com as vitórias dos atletas das respectivas equipas vencedoras do torneio, assim como os seus monitores.

Apesar da alegria, manifesto alguma tristeza pelo meu atleta, não ter contribuído na vitória final.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Os sucessos de uns são os sucessos de todos.
Nunca podemos passar para as crianças a ideia de que quando se ganha, apenas ganham aqueles que jogaram. Somos uma equipa. Sempre!

Jorge Vale disse...

É sempre discutível, em termos teóricos, a vitória é imputada a todos os seus atletas, quer sejam protagonistas ou não.
Na prática o que mais conforta os atletas e seus encarregados de educação é que os jogadores participem no jogo com os mesmos minutos, independentemente da importância ou do grau de dificuldade do jogo.
Será que as crianças não se apercebem dessa diferença de intervenção ??

Unknown disse...

As crianças apercebem-se de tudo. cabe aos Adultos direccionar a intervenção para aquilo que julgamos ser melhor para a sua formação. A questão dos resultados é sempre discutível. Qual é melhor para as crianças: jogar ou ganhar? Quem souber a resposta que me diga. A formação não se faz só de competição. Faz-se de treinos, torneios, encontros, convívios, actividades. O problema é que alguns atletas apenas aparecem aos jogos e claro que não dão a resposta adequada. As equipas têm mecanismos e auyomatismos que só se conseguem com o treino. Mas uma coisa é certa: quem treina, joga e quase sempre joga bem. Isso faz-nos acreditar no treino e da sua importância no processo evolutivo das crianças... Bom Natal. Rui Pereira

Jorge Vale disse...

A questão que se põem em relação ao que é mais importante para os atletas se é jogar ou ganhar, varia com a opinião de cada pessoa.
Pelos diálogos tidos com vários encarregados de educação, deparei-me com duas opiniões:
- Os pais dos atletas mais talentosos, acham que em jogos a “sério” só devem jogar os melhores ou seja os seus filhos.
- Os pais dos atletas menos desenvolvidos, dizem que todos têm o direito de jogar os mesmos minutos, independentemente se são bons ou fracos;
Pessoalmente inclino-me para o segundo ponto vista, pois considero que é importante que todos os atletas participem nestes jogos, e não somente nos treinos e nas várias actividades.

Fico com a sensação que os pais dos atletas considerados “magníficos”, ficam algo aborrecidos e se calhar com seu ego em baixo sempre que os seus atletas no decurso das partidas, sejam substituídos por outros, colocando em perigo o resultado final. No entanto não são capazes de reparar que as equipas adversárias não trocam os seus jogadores, porque se o fizessem, os jogos poderiam tornar-se mais equilibrados.

Já agora uma questão, será que esta obsessão pelas vitórias também não invade o pensamento dos monitores?

Quanto à importância dos treinos, obviamente que estes são necessários para que os atletas desenvolvam as técnicas do futebol quer ao nível individual quer ao nível colectivo, tornando-se obrigatório a presença de todas crianças no mesmo. No entanto, existem a meu ver, atletas que estagnaram no seu processo de desenvolvimento, não sei se os treinadores já verificaram esse facto, pois eu cito como exemplo o meu atleta, penso que nesta época não se diferenciou da época anterior, mantendo a sua performance, precisa de desenvolver o remate, colocação em campo para defender e atacar, domínio de bola, levantar a cabeça para desencadear linhas de passe, etc, etc..
Se os meninos não forem estimulados e devidamente orientados nos treinos, com certeza que a sua resposta num jogo do concelhio ou de um torneio qualquer, não vai ser muito eficaz.
Aqui reside o ponto fulcral, é preciso treinar bem para se jogar bem e que todos tenham as mesmas oportunidades de serem protagonistas.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Vamos ao que interessa:
Obsessão pelos resultados: NUNCA. Já demos por diversas vezes mostras disso.
Quastões evolutivas dos Atletas: Diversos motivos - qualidade das sessões de treino, observação do Técnico, aplicação e concentração do Atleta, etc,etc, etc.
Questões Técnicas: para nós não serão nunca discutidas com os pais. O que é técnico é da responsabilidade dos Técnicos e da Coordenação Técnica.
Esperamos 1 coisa: continuar a proporcionar a todos os nossos valorosoas atletas condições iguais de evolução, mas atenção: nem sempre a participação em determinados jogos é benéfica para a evolução das crianças.

Jorge Vale disse...

A ver vamos…

É pena não haver mais ninguém a comentar os vários assuntos deste fórum. Pessoalmente gostava de ler outras opiniões, porque aprende-se com isso e ao mesmo tempo pudera-nos alertar e corrigir determinados pontos de vista.
Com mais “bloguistas” , implicaria um maior debate de ideias, tornando o fórum mais interessante e apelativo.
Só duas pessoas a comentar torna-se um bocado monótono.

Escola de Futebol AD Esposende disse...

Caro Jorge.
O que dizes é bem verdade. Sabes que várias pessoas lêem mas não querem comentar. Mas atenção, gostava de pedir uma coisa: no Blog vamos comentar notícias e acontecimentos. Quando quiserem tratar algum assunto relativo aos Vossos filhos, falem pessoalmente comigo.
Grande abraço e continua a dar luta...